Angola

O que você precisa saber antes da sua viagem


Para Angola, alimente seu espírito aventureiro. Longe do turismo de massa, você experimentará uma África intocada, não polida para turistas. Experimente o país real e conheça as pessoas. Angola é um destino excepcional que oferece uma experiência única, grupos étnicos como, Mumuíla, Muhimba, Mucubal, Muacahones, Ngendelengue e etc.

 

Angola ainda oferece uma experiência pura e autêntica para os turistas. A guerra civil de décadas, que terminou em 2002, significou que muitas regiões estavam intocadas pelas pessoas e foram retomadas pela natureza. Até os anos de 2017, o visto angolano foi um dos mais difíceis de obter em todo o mundo.

 

Embora o país esteja se abrindo gradualmente ao turismo, Angola ainda não é um destino fácil de se visitar. Quedas de energia frequentes, acidentes de carro causados pelo clima tropical e más condições das estradas, bem como dificuldades gerais de um país em desenvolvimento fazem de Angola uma aventura não para os fracos de coração. Para os habitantes locais, essa é a vida cotidiana normal, mas para os viajantes de países melhor organizados, esse pode ser um ensaio estressante.


Esteja ciente de que, apesar da organização e preparação cuidadosas, nem tudo pode ocorrer conforme o planejado. De tempos em tempos, influências externas, como tráfego ou clima, podem afetar os planos. Nós sempre nos esforçamos para tornar a sua estadia o mais tranquila possível, mas um país como Angola traz consigo desafios que você não pode esperar de nações industrializadas. Nessas circunstâncias, sempre tornaremos sua segurança uma prioridade, e não o evento planejado.

Em geral


Após anos de guerra civil, Angola é agora um dos países emergentes da África. Cada vez mais popular entre empresas e turistas, Angola está de volta ao radar mundial. Situado no sudoeste da África, o país está dividido em 18 distritos administrativos na fronteira com a Namíbia, Zâmbia, República do Congo e República Democrática do Congo.

 

A natureza em grande parte intocada, a diversidade cultural, a fauna selvagem única e os locais hospitaleiros tornam Angola fascinante para os turistas. Assim que sair da capital, Luanda, você se sentirá como um explorador. Longe do turismo de massa, você ainda pode experimentar a África real na sua originalidade.

Requisitos de entrada e vistos


Antes de viajar, verifique cuidadosamente os regulamentos de entrada e saída de estrangeiros em um escritório oficial (Embaixada de Angola).

 

Para entrar em Angola, você precisa de um visto ou uma autorização de residência, que deve ser solicitada antes da viagem, caso contrário, sua entrada será recusada. E-visa, também já está disponível.


Observe que um visto de turista não pode ser usado se você planeja realizar qualquer forma de atividade profissional. Um visto de trabalho só pode ser solicitado no seu país de origem.

 

O seu passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses a partir da data de entrada em Angola. A apresentação de um certificado internacional (por exemplo, certificado de vacinação) contra febre amarela também é obrigatória na entrada.

Segurança


Angola está em paz desde 2002, após o fim dos 27 anos de guerra civil, e está se desenvolvendo rapidamente. O país é considerado politicamente estável!


Devido à guerra civil, ainda existem minas terrestres em algumas partes do país, principalmente fora das grandes cidades. Antes de viajar pelo país por conta própria, ligue para a ONG HALO Trust (www.halotrust.org / mail@haloangola.org). Eles têm visões gerais das minas registradas. Use apenas caminhos obviamente usados pelos habitantes locais. Em geral, desaconselhamos excursões terrestres em áreas desconhecidas.

Dinheiro


A moeda oficial de Angola é o Kwanza (AOA). A taxa de câmbio atual está disponível no site do Banco Nacional de Angola. http://www.bna.ao/


O uso de cartões bancários, principalmente cartões de débito (comumente chamado de "Multicaixa"), é generalizado. Os principais cartões de crédito podem ser usados nas grandes cidades, especialmente em hotéis e restaurantes. Também é possível sacar dinheiro em cartão de crédito em Angola.

 

Os sistemas bancários ou de cartão de crédito podem falhar devido a erros técnicos e não devem ser invocados. Sempre verifique se você tem dinheiro suficiente para emergências. É melhor planejar um orçamento diário e tentar manter dinheiro suficiente disponível por vários dias o tempo todo.

 

Dinheiro como USD ou Euros pode ser trocado pelo Kwanza em várias casas de câmbio em todo o país. Carregue apenas notas novas e não danificadas, pois as notas usadas geralmente não são trocadas ou podem ter um curso de troca diferente.

Antes de sair, descubra quanto da moeda nacional Kwanza (AOA) e outras moedas podem ser exportadas. http://www.minint.gov.ao/

Clima


Angola é dividida em três climas. A costa e o norte são tropicais e quentes, as terras altas no centro e no sul são temperadas-tropicais e o sudeste é quase sempre seco e quente, mas bastante fresco à noite. Durante a estação chuvosa, podem ocorrer inundações nas cidades ou deslizamentos de terra nas áreas rurais.

 

O melhor tempo de viagem é entre maio e outubro. O tempo mais frio são os meses de inverno de maio a julho.

Língua


A língua oficial falada em Angola é o português, falado em todo o país. No campo, muitas línguas tribais são faladas. Os principais idiomas além do português são Kimbundu,
Umbundu e Kikongo.

 

Como as línguas estrangeiras ainda são pouco faladas, recomendamos o uso de um tradutor se você não falar em português.

Cultura


Angola tem uma cultura fascinante e intoxicante, devido à sua mistura colorida de culturas e ao amor pela dança e pela música. O ambiente aberto e de afirmação da vida, associado ao amor de festas dos habitantes locais e ao estilo de vida descontraído, torna a cultura angolana interessante de experimentar.

 

Nos últimos anos, as oportunidades de emprego e treinamento em Angola se desenvolveram rapidamente, levando a uma classe alta muito pequena e a uma classe média também pequena, mas crescente. Os jovens angolanos lutam por uma vida ocidental exemplificada pelas mídias sociais e telenovelas.

 

Angola ainda é fortemente afetada pela pobreza, especialmente nas áreas rurais. Angola é um destino de viagem seguro, devido à abertura e hospitalidade da população.

 

Durante o domínio português, o país foi cristianizado. Como resultado, o sistema de valores dos angolanos é muito semelhante ao mundo ocidental e os visitantes de países cristãos têm poucas barreiras culturais para conhecer.

Transporte


O aluguel de carros está disponível nas principais cidades através de provedores internacionais. O tráfego pode ser um problema se você não estiver acostumado. No entanto, se você decidir reservar um carro alugado, recomendamos que você tenha sempre sua documentação com você, pois isso pode ser penalizado, se você não a tiver. As estradas de conexão entre as grandes cidades agora estão bem desenvolvidas, mas nas áreas rurais, muitas estradas ainda são praticamente intransitáveis.

 

Nas cidades do interior, é possível se deslocar com os habitantes locais usando o táxi de microônibus habitual (Candongueiros). Você também poderá reservar seu táxi por meio de um aplicativo. Antes da viagem, certifique-se de fornecer as informações corretas ao motorista do táxi.

 

Viajar de trem agora é muito mais fácil em Angola. De várias experiências feitas por nós, nos diz que os trens são muito pontuais nem todos os destinos são acessíveis. Muitos trens são relativamente modernos e, além de lanches, as bebidas também são vendidas durante a viagem. Opções de cama e ar condicionado ainda são ruins.

 

Existem muitos ônibus de longa distância que também dirigem para áreas remotas do país e para outros destinos fora de Angola. O número de autocarros modernos está a aumentar constantemente, o que facilita muito a deslocação a Angola e arredores.

 

A maneira mais rápida de viajar em Angola e em outros lugares é de avião. No entanto, existem mais opções de viagens domésticas do que apenas a companhia aérea angolana TAAG, que fornece rotas que conectam todas as principais cidades.

Saúde


Para entrar em Angola, deve ser fornecida prova de vacinação contra febre amarela. Além disso, são recomendadas vacinas contra tétano, difteria, poliomielite e hepatite A e B. Para estadias mais longas e viagens por terra, também é aconselhável a vacinação contra a raiva. Por favor, informe-se com antecedência em um escritório oficial de vacinação ou deixe-nos aconselhá-lo.

 

Um extenso kit de primeiros socorros é indispensável, uma vez que hospitais e farmácias costumam estar mal equipados. Muitos medicamentos necessários estão frequentemente esgotados. Também existe o perigo de que os medicamentos sejam falsificações ineficazes. Nas áreas rurais, geralmente não há atendimento médico. Portanto, recomendamos que você faça um seguro de saúde, incluindo transporte de retorno ao seu país de origem em caso de doença, antes de viajar. Os estrangeiros são aconselhados a serem tratados em um pronto-socorro nas clínicas particulares das grandes cidades. Esteja ciente de que esses tratamentos devem ser pagos em dinheiro e geralmente devem ser pagos antecipadamente, sem cartões desde então.

 

Cuidados especiais devem ser tomados quando se tem contato sexual, principalmente com prostitutas, pois a taxa de HIV é muito alta.

 

Angola é uma área da malária. O tipo mais comum de malária em Angola é a forma mais grave de malária tropica. É aconselhável a profilaxia da malária e roupas longas e sprays de mosquito.

 

As doenças infecciosas são diversas e generalizadas em Angola. Certifique-se de obter conselhos detalhados de um especialista em viagens antes de sair.

 

Desconfie de comida dos mercados e das bancas de rua. Preste atenção à higiene nos restaurantes. Você só deve beber água engarrafada ou fervida e tratada. O uso de cubos de gelo em bebidas não é recomendado. Se ocorrerem sintomas como vômito ou diarréia após comer ou beber, é aconselhável consultar um médico imediatamente.

Comida


Além de peixes e frutos do mar, frango, carne bovina, suína e caprina também fazem parte da dieta angolana. Muitas vezes são acompanhados de pratos de feijão, batata doce, banana, legumes, alface, arroz e batata frita.

 

Além da cozinha tradicional angolana, nas grandes cidades a culinária internacional está se tornando cada vez mais popular. Angola é um destino fácil para vegetarianos e veganos, devido ao amplo uso de vegetais e frutas na culinária diária. Mesmo pessoas com intolerância à lactose ou ao glúten podem se beneficiar dos diversos alimentos disponíveis.

Comunicação


Telefones fixos estão disponíveis na capital e em outras grandes cidades de Angola. A telefonia móvel é coberta por três fornecedores em Angola. Angola Telecom, Movicel e Unitel. O sistema de roaming opera principalmente na rede móvel da Unitel.

 

Como regra, os custos de roaming para estrangeiros em Angola são muito altos. Portanto, é recomendável usar o cartão telefônico local se você estiver planejando uma estadia mais longa. Os contratos de telefonia móvel ainda são incomuns em Angola.

 

O crédito para recarga de chamadas, mensagens e dados móveis é feito com a compra de cartões pré-pagos, vendidos em lojas de telecomunicações, supermercados, vendedores ambulantes ou multi-bancos ("Multicaixa"). Esteja ciente de que as telecomunicações em Angola são um prazer caro. Cartões pré-pagos (Saldo) também são aceitos como dicas.

 

A Internet geralmente é oferecida em todos os principais hotéis, mas esses custos nem sempre estão incluídos na tarifa do quarto. Cibercafés ou lojas de cópias podem ser encontrados nas principais cidades. A maneira mais fácil e barata de usar a Internet é principalmente conhecida em outras partes através da WLAN do seu hotel.

Tirando fotos


É proibido fotografar prédios governamentais e instalações militares. Também é proibido fotografar pessoas em espaços públicos sem o seu consentimento. Seja contido com sua fotografia. Em caso de repercussão, isso pode levar à apreensão da câmera ou do telefone celular. As prisões não podem ser descartadas.

Natureza


Angola fica ao lado do Brasil e Madagascar, um dos três países com maior biodiversidade do mundo. Em nenhum outro lugar do continente africano existe tanta riqueza de animais e plantas para serem admirados. Só isso faz de Angola um destino fascinante.

 

Infelizmente, a flora e a fauna foram severamente afetadas durante a guerra civil e mais dizimadas pelos nativos devido à ignorância e ganância nos anos seguintes.

 

Apesar dos esforços extensos nos últimos anos, as espécies altamente dizimadas precisam de tempo para se recuperar. Caminhadas ao ar livre organizadas na forma de parques de safári, como na Tanzânia ou na África do Sul, não estão disponíveis. Aqui, as paisagens intocadas e as espécies raras aguardam descoberta. Muitas partes do país não são visitadas há décadas por ninguém, e ninguém pode realmente dizer o que ainda está escondido nas profundezas do país. As atracções famosas de hoje são provavelmente apenas uma amostra da beleza ainda profundamente escondida de Angola.

Lei criminal


O uso de drogas, posse e contrabando são punidos muito severamente em Angola. No passado recente, houve incidentes recorrentes nos aeroportos, onde os turistas são solicitados a transportar presentes para familiares que moram no exterior. Como é verdade em todo o mundo, rejeite esse favor. Recuse-se também a guardar latas de bebidas para espectadores, geralmente idosos. As doses são frequentemente preenchidas com medicamentos. Segurando a lata, as gravações das câmeras de vigilância o tornariam a fonte da substância.

 

Se você dirige um veículo bêbado em Angola e fere ou mata terceiros, isso pode ser considerado um assassinato ou tentativa de assassinato. Este crime continua a ser punível em Angola com a morte.

 

Angola é muito consistente na implementação do direito penal, tanto para os locais como para os estrangeiros.

Nota


Observe que, mesmo nas grandes cidades, a rede de transporte ainda apresenta grandes problemas e é muito irregular. Estradas pavimentadas estão apenas parcialmente disponíveis. Em chuvas fortes, regiões ou distritos inteiros tornam-se intransitáveis devido a fortes sub-correntes, inundações ou deslizamentos de terra. Se isso acontecer, talvez não seja possível fazer excursões reservadas conforme o planejado, pois isso representaria um alto risco de segurança para os hóspedes e funcionários.

 

Passeios noturnos de cross-country não são oferecidos por nós. Se houver atrasos na viagem, nem todas as atrações podem ser visitadas conforme o planejado, pois dirigir à noite devido à extrema escuridão e às vezes às más condições da estrada representa um grande risco.

 

Qualquer garantia pela correção e integridade das informações, bem como qualquer responsabilidade por possíveis danos, não podem ser tomadas por nós.

 

Expressamos expressamente que você deve obter informações confiáveis das autoridades e agências oficiais para suas necessidades individuais de viagem antes da partida.


Uma garantia para a correção e completude, bem como uma responsabilidade por possíveis danos ocorridos não pode ser assumida.

Nós expressamente salientamos que você deve obter informações confiáveis das autoridades e agências oficiais para suas necessidades de viagem individuais antes da partida.

Pure and Authentic Tourism Lda

Avenida 21 de Janeiro

n° 14, s.e.q. 3,1° piso, loja 1

Bairro morro bento

distrito urbano da samba

Luanda - Angola

E-mail:         Info@pa-angola-tourism.com

Web:             www.pa-angola-tourism.com

Office:        (+244) 921 289 395

Tel:                (+244) 947 253 684, (+244) 949 613 990

                         (+244) 949 613 990 (Whatsapp | Viber | WeChat | LINE)